palmeira-imperial - Roystonea oleracea

A palmeira-imperial (Roystonea oleracea (Palmae) ou Oreodoxa oleracea), também chamada palmeira-real[1], é uma palmeira originária das Antilhas[2]. Pertence ao género botânico Roystonea da família Arecaceae

Características

Alcança 40 metros de altura Essa espécie de palmeira é bastante robusta, com palmitos que podem superar 2 metros de comprimento. Seu caule é liso, não conta com nenhuma textura muito pronunciada e tem a cor cinza-escuro. Em relação às folhas, O comprimento dessas folhas pode variar de 2 a 4 metros, de acordo com a idade da planta. Quanto à palmeira imperial características muito peculiares são os pequenos frutos que se desenvolvem próximos às folhas, com tamanho que varia de 2 a 4 cm e coloração escura. Geralmente, esses frutos são consumidos por alguns pássaros, mas não são comestíveis para seres humanos. Ela pode crescer de 80 cm a 1 metro por ano, ou, aproximadamente, 8 cm por mês. A drupa do licuri é uma das fontes primárias de alimentação da arara-azul-de-lear, uma ave da família Psittacidae em perigo crítico de extinção, enquanto vivendo livremente.

Época de frutificação e florada

Não disponível no momento

Cultivo

A Palmeira Imperial geralmente é plantada a partir de mudas já pegadas com, no mínimo, 60 centímetros de altura. O plantio deve ser feito no local definitivo em uma vala de tamanho adequado para a planta com uma mistura de areia grossa e fertilizantes orgânicos ou adubo NPK 10-10-10. Outro detalhe importante para o bom desenvolvimento da Palmeira Imperial é a exposição ao sol. Essa espécie necessita de sol pleno e deve ser plantada em um local que contemple luz solar abundante. Apesar de preferir o clima tropical e quente, a Palmeira Imperial pode ser cultivada em climas amenos, contudo, em locais de frio e geadas constantes, a planta pode não sobreviver.

Aves mais atraídas pela planta

Araras, papagaios, periquitos, tucanos entre outros…

Ocorrência natural

Natural do Brasil.

Referências

*Wikipedia - disponível em: wikipedia.org Acesso em 27 Mar. 2011.

*Oficina do Paisagista - disponível em: Comprar árvores palmeiras Acesso em 11 Mai. 2022.